WhatsApp: Venda Mais Usando a Ferramenta

27/01/2020

Precisamos começar este texto falando sobre Marketing de Permissão e Segmentação de clientes, mas calma isso tudo na verdade é muito simples e efetivo.

Todos os dias somos bombardeados por informações, quantas mensagens você recebe por dia no WhatsApp? Quantas destas mensagens têm alguma utilidade para você? E é aí que mora o perigo.

Ninguém quer criar conteúdo, mensagens, ofertas ou fotografar várias peças, enviar ao cliente para ele simplesmente ignora-las. E o sucesso desta etapa está em você emissor da mensagem e não no receptor.

O primeiro passo é criar uma lista com pessoas que efetivamente querem receber suas mensagens, envie uma pequena mensagem pedindo ao seu cliente se você pode lhe enviar conteúdo via WhatsApp, informe se possível também a frequência que irá fazer isso. Este é o Marketing de permissão.

A segmentação que falamos lá em cima garantirá mais efetividade. Crie listas de transmissão por comportamentos comuns e não gerais. Um exemplo bem prático: você tem uma loja de confecção e tem 10 clientes que vestem manequim 46, e você insiste em enviar a elas roupas de manequim 38, temos problemas aqui, você está enviando mensagem que não são de interesse a este grupo e em breve as mensagens começaram a serem descartadas antes de serem vistas. Quando você enviar uma peça de manequim 46 que é o ideal para a cliente corre o risco de que sua mensagem seja ignorada, pois a cliente pensa que é mais uma mensagem inadequada.

Ao identificar este tipo de situação algumas atitudes podem ser tomadas: crie várias listas de segmentação personalizadas. Por exemplo, adicione em uma lista estas 10 clientes e escreva lá “Manequim 46”. Tem várias clientes que preferem roupas pretas? Crie a lista “Blusas pretas tamanho P (M, G)”. E assim você pode seguir por várias outras personalizações.

Com uma pequena mudança você garante que o cliente receba informações que lhes são interessantes e com consentimento do mesmo, evitando o Spam. Lembre-se das palavras chave: consentimento, interesse e comportamentos comuns.

Compartilhe!


FALE Conosco
Whatsapp (49) 98400-0261