Métricas da Vaidade: você é refém delas?

27/01/2020

As redes sociais são territórios novos para muitas empresas. Cheias de novas informações, novas métricas, novas formas de relacionamento e de comunicação, causam certas confusões em alguns momentos.

A principal delas é a dificuldade em análise das métricas, onde uma quantia gigante de curtidas (likes) é sempre esperada, parece um vício, onde sempre se quer mais e mais, e quando não acontecem decepcionam as empresas. Mas essas métricas da vaidade são perigosas e podem levar ao fracasso da sua estratégia de marketing, pois estão longe de representar os fatores importantes de análise em uma rede social.

 Precisamos partir do princípio do que a empresa busca nas redes: reforço da marca, canal de relacionamento, vendas, passar mais informações sobre seus produtos, podem ser alguns dos objetivos. Entendendo esse objetivo começamos a entender melhor como analisar as métricas.

Por exemplo, você usa o seu Instagram como um canal de vendas, qual métrica aqui é a mais importante? Conversão! Ter 2.000 likes em um post e não vender nada, não agrega para sua estratégia. Aqui é importante frisar que estamos falando em posts de produtos ou serviços da empresa.

Já se o seu objetivo é ampliar o número de pessoas que conhecem sua marca, o alcance é um ponto chave a ser analisado. Se você quer aumentar a curiosidade pela marca, uma boa opção é produzir conteúdos relacionados ao seu negócio que podem ser úteis aos leads, uma empresa que vende bicicletas e artigos afins, pode fornecer informações de como fazer a manutenção correta de cada componente da bicicleta e dicas de segurança ao pedalar.

Análise o seu objetivo e veja quais são os pontos chaves que fazem parte da avaliação dele. Não caia em cilada, like não paga conta!

E aí na sua empresa, você analisa as métricas como um conjunto ou está preso a vaidade das redes sociais?

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